14/10/2016

Confira o Lançamento do livro 30 anos da ABEPRO

Escrito por

O primeiro ENEGEP, - Encontro Nacional de Engenharia de Produção produzido em 1981, teve a participação decisiva do Professor Miguel de Simoni, ex-aluno da primeira turma do curso de graduação em engenharia de produção da UFRJ e professor do mesmo enquanto viveu. Teve também a participação do Prof. Armando Augusto Clemente, hoje aposentado, da COPPE, e de professores da UFSCar, dos quais vários cursavam mestrado no PEP/COPPE, na época.

A ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção nasceu dos ENEGEPs. A ABEPRO foi criada no ENEGEP de 1986 em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, o ENEGEP 1986 foi coordenado pelo Prof. Mario Vidal, também engenheiro de produção graduado pela UFRJ, na época professor da UFPb e depois e atualmente do Programa de Eng. de Produção da COPPE/UFRJ. O primeiro presidente da ABEPRO foi o Professor Itiro Iida, graduado em engnharia de produção pela USP e também um dos fundadores do curso de graduação em engenharia de produção da UFRJ, juntamente com o Professor Carlos Alberto Nunes Cosenza e Carlos Nilo Gondim Pamplona, em 1971.

No ENEGEP 2016 fez-se uma sessão comemorativa deste aniversário, na última quarta-feira, 5 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. , Eu (Prof. Luiz Meirelles) e Marina Heil de Assunção ( graduanda , Eng. de Produção , UFRJ ) organizamos uma coletânea lançada no evento comemorativo. Além dos capítulos introdutórios, destinados a apresentar alguns elementos mínimos para contextualizar a criação da ABEPRO, os ex-presidentes da entidade escreveram os capítulos relativos aos períodos de suas gestões. É importante perceber como a engenharia de produção brasileira se desenvolveu nestes 30 anos, ecoando nas atuações das sucessivas diretorias da ABEPRO.

Estiveram presentes na sessão oito entre os dez os presidentes da ABEPRO. Um dos ex-presidentes ausentes participou pelo Skype. Na foto da mesa, o Prof. Itiro Iida é a segunda pessoa na mesa,da direita para a esquerda de quem olha a fotografia. As pessoas a direita do Prof. Itiro Iida, são os ex-presidentes na sequência cronológica de seus mandatos. Podem ser identificados nos capítulos do e-book anexado a esta mensagem. Ele é também a primeira pessoa de pé a direita, na entrega de placas de menção honrosa da ABEPRO aos membros da primeira diretoria, da qual tive a honra de participar.
O Prof. Itiro Iida insiste, com razão, na necessidade de registrarmos a história da engenharia de produção na UFRJ, e da engenharia de produção em geral.

O PROFUNDÃO - Encontro de Engenharia de Produção da UFRJ acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro de 2016. Proponho aos interessados conversar sobre o assunto durante o próximo PROFUNDÃO, no Salão Nobre do Centro de Tecnologia da UFRJ, no próximo dia 10 de novembro, às 12 h.. Sobre a história na UFRJ, há uma conversa já iniciada com o Itiro e com os engenheiros de produção e ex-alunos da UFRJ, Marcelo Leoni, Rochinha e Edison Silva.

Para conferir o Livro clique AQUI.

Entre para postar comentários