GPI - Grupo de Produção Integrada

gpi

O Grupo de Produção Integrada é composto por professores e pesquisadores do Departamento de Engenharia Industrial (DEI) da Escola Politécnica (Poli) e do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sinopse

O GPI opera o Laboratório de Sistemas Integrados de Gestão (LabSIG), localizado no Centro de Tecnologia, (CT), Bloco I-2000, MM2, I-238, entre os blocos transversais F e G, 2° andar, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro – RJ

A atuação do Grupo é baseada na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, em um circuito virtuoso: os resultados de nossas pesquisas são aplicados e testados nas atividades e projetos de extensão, sendo que os resultados destas pesquisas e destes projetos são consolidados nas atividades de ensino, que por sua vez realimentam as pesquisas, que depuram os conceitos na aplicação prática da extensão, que tornam a subsidiar as atividades e programas de ensino, e assim sucessivamente.

Com isto, de maneira contínua, são empurradas as fronteiras e são ampliadas a aplicabilidade e a difusão do conhecimento. Por consequência, potencializa-se a capacidade de atuação do Grupo.

Esta lógica conduziu a uma forte atuação para além dos limites da Universidade. Neste sentido, foram firmados contratos e convênios com diversas instituições e empresas do Brasil e do exterior. Tais acordos visam, não só parcerias para promoção do desenvolvimento organizacional, tecnológico, da capacidade de gestão, mas também de transferir os conhecimentos gerados para todos os atores sociais envolvidos na modernização das instituições brasileiras (empresas industriais e de serviços, governos, etc.), de forma que o conjunto da sociedade possa se beneficiar dos frutos de nossos trabalhos teóricos e práticos.

A gama de atuação do GPI é extensa e coerente. A tradição em Estratégia e Gestão de Operações nos permite uma visão holística do Sistema Produtivo, servindo de ponto de partida para os outros campos de atuação. São mais de 20 anos tratando do objeto, discutindo e contribuindo para o avanço do conhecimento. A imagem abaixo sintetiza a atuação do Grupo:

Colaboradores

Outros professores do Departamento de Engenharia Industrial e, de forma ampliada da UFRJ, colaboram em pesquisas, projetos e cursos específicos com o Grupo de Produção Integrada.

Também docentes de outras universidades do Rio de Janeiro, do Brasil e do Exterior.

As equipes dos projetos de pesquisa e extensão são formadas por doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos notadamente formados ou em formação na Escola Politécnica e na COPPE, mas também de outras Universidades, irmãs.

E-mail: gpi@gpi.ufrj.br

www.gpi.ufrj.br